terça-feira, 17 de agosto de 2010

O filme

Faltam quase 2 dias pra eu embarcar na mais esperada experiência da minha vida! Bom, quando eu e meus pais começamos a organizar tudo, beem no comecinho, a minha ficha ainda não tinha caído. Eu estava mesmo, organizando vários papéis e fazendo mil e uma coisas pra ficar um ano inteiro longe do Brasil? Com pessoas que eu ainda não fazia ideia de quem eram? De como iriam me receber? Se ALGUÉM iria me escolher? E mais, como eu iria me adaptar? Vou gostar mesmo? Todo o dinheiro que os meus pais já gastaram até hoje, vai valer mesmo a pena?

Eu nunca fiquei longe dos meus pais e da minha casa por mais de algumas semanas. Nunca viajei para o exterior... E agora, eu estou indo fazer intercâmbio! E é nessa hora, que eu vejo que as respostas pra essas perguntas não são tão fáceis quanto as questões de uma prova da escola. Pras provas da escola, a gente estuda, e chegando na hora, sabemos o que responder, pelo menos é o que se espera. Mas pra essas perguntas que eu acabei de citar, não adianta estudo, leitura ou escutar o que os outros vão te falar sobre. Essas perguntas, só você mesmo pode responder. E só vai poder respondê-las daqui algum tempinho. Na verdade, não sou nem eu, nem você quem vai responder a essas perguntas.... É a nossa experiência.

Viver em outro país, com uma cultura completamente diferente da que você está acostumado, ter que cuidar das suas próprias coisas, controlar o seu dinheiro, pagar suas despesas, se adaptar a um novo lar, e isso tudo sem o apoio das pessoas que sempre estiveram lá por você.
Essse discurso mais parece um filme de drama puro. Onde o mocinho sofre e é abandonado quando mais precisa das pessoas que ama. Mas, na verdade, isso é um filme para o lado da ação, sim! Esse é o filme da sua vida, de intercambista, que vai para longe de tudo e de todos que conhece, para se aventurar no desconhecido. É o filme, no qual você vai superar desafios, conhecer pessoas boas e pessoas más, e terá que lidar com tudo isso, passando assim, para o capítulo final.
E no capítulo final da sua jornada no desconhecido, as coisas ficam realmente mais fáceis, não parecem mais os monstros enormes que eram no começo da sua caminhada... Você superou limites e expectativas, conheceu pessoas, culturas e valores, e ainda por cima, conheceu a si mesmo. Enfim, você conseguiu! É o herói da história! E voltará a sua terra, sua família e seus amigos, sendo mais amado e admirado por todos, pela coragem dos seus atos!

Mas o filme, não precisa terminar por aí...

PS: a minha ficha ainda não caiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário